sábado, 26 de fevereiro de 2011

Stefan Meining: o mundo ocidental financiou ditaduras do Oriente Médio


Em entrevista publicada hoje no Globo, Stefan Meining, historiador que descobriu ligação entre grupos radicais islâmicos e o regime de Adolf Hitler, afirma que foi desatado um nó no mundo árabe-muçulmano, desencadeando uma onda de movimentos libertadores. Para o historiador, uma das principais causas do atraso da chegada da democracia ao mundo árabe foi o apoio que os regimes locais tiveram por décadas dos EUA e da Europa.

O GLOBO: As organizações muçulmanas na Europa influenciaram de alguma forma a onda libertadora do mundo árabe?
STEFAN MEINING: Não diretamente. Certamente o contato intenso com elas influenciou para que o povo passasse a exigir mais. A onda de protestos começou como um nó que foi desatado. Por trás disso, está também a explosão demográfica, o aumento da população jovem, conectada com o resto do mundo mas sem perspectiva de progresso material.
O GLOBO: Até que ponto o Ocidente foi responsável pela falta de democracia na região?
MEINING: Os EUA e a Europa financiaram as ditaduras para que fossem suas aliadas contra a União Soviética na Guerra Fria. Elas contaram com o fornecimento de armas e a importação de produtos como o petróleo. Esses regimes eram garantidos pelos militares, o que, para o Ocidente, seria garantia de estabilidade.
O GLOBO: Os grupos de oposição estão preparados para assumir o poder nos países onde o regime caiu?
MEINING: Não. À exceção da Irmandade Muçulmana, a oposição está muito desorganizada. Mas não vejo um grande perigo de surgimento de um regime religioso. Os jovens da classe média, de nível educacional mais alto, não aceitarão ir de uma ditadura para outra.
O GLOBO: Haverá mesmo democracia?
MEINING: O movimento de libertação é fascinante e tem força. Mas cada país tem forças e grupos diferentes. Em alguns, como a Líbia, não existe oposição organizada. A democracia virá gradualmente.
Leia também postagem abaixo.