quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O dia-a-dia da Oposição é de desespero em busca de um segundo turno

É engraçado observar os movimentos diários dos oposicionistas à cata de um pontinho nas pesquisas que possa sinalizar segundo turno na eleição presidencial. Estão certos, esse é o papel deles. Mas devem tentar evitar um papel ridículo, quando colocam o desejo bem à frente da realidade.
O Cesar Maia de hoje, por exemplo, dá dó com o contorcionismo numérico que faz. Ele começa o Ex-Blog dizendo “O Datafolha mostrou o que este Ex-Blog vem dizendo desde início de setembro: haverá um afunilamento, e a probabilidade de segundo turno aumentará a cada dia”. Baseado em quê? Desde o ano passado ele passa dia e noite dizendo que haverá segundo turno, e essa possibilidade, de lá para cá, reduziu muito. O que ele tem de concreto é apenas o desejo, claro.
Em seguida ele diz: “A cabeça do eleitor aponta para quatro caminhos. a) voltar a escolher o Serra, como uns 4 meses atrás; b) optar pela Marina, como era mais provável, numa espécie de voto higiênico; c) anular o voto, o que tem um efeito de 50% para a ida ao segundo turno em relação a escolher outro candidato; d) e escolher entre os candidatos com pequena intenção de voto, como protesto, 'tiriricando' o voto, o que dá no mesmo que escolher Serra, para a ida ao segundo turno”. Ok, ele quer dizer que todo mundo ganha, menos a Dilma. Mas faltou dizer de onde saem esses eleitores. Aparentemente, estão saindo principalmente do não-voto (branco, nulo, não sabe, não responde), que caiu 3% entre as duas últimas pesquisas Datafolha. Essa deve ser a principal fonte de Marina.
O que a cabeça do eleitor revela claramente é que não se deixa levar por essas baixarias feitas na calada da noite, e segue firme rumo à vitória no primeiro turno. Nada é impossível em política, mas a cada dia está mais difícil Serra chegar ao segundo turno. No Paraná é ainda pior: cada Dias que passa, fica mais difícil para a Oposição ver o sol raiar...