quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mais uma baixaria burra: quem será o interessado?


Recebi e-mail com o título “Vote no meu sobrinho Crivella. E você estará votando em mim!” Geralmente nem leio esse tipo de mensagem, mas essa era uma novidade, seria do próprio Edir Macedo, líder da Igreja Universal, pedindo voto para Crivella (PRB), candidato à reeleição ao Senado pelo Rio de Janeiro. Fui ver os detalhes da baixaria. “Ele é o meu herdeiro na Universal! A Revista Veja confirma. (...) A Igreja Universal é rica, mas precisa de poder político para ampliar o nosso império! E votando Crivella você ajuda a aumentar meu patrimônio. Ô Gloria (...)  Vamos pedir votos. Aprenda as minhas técnicas de arrecadação de dinheiro!! (...)  Vote Crivella! Vote na Universal!” O texto inclui outras bobagens e conclui: “Espalhe esta mensagem para todos amigos. Vamos acabar com o projeto político da Universal!”
O e-mail vem com o óbvio “noreply”, a partir de site sediado nos Estados Unidos. Quem se interessaria por isso? Aparentemente, os beneficiados mais próximos seriam Cesar Maia (DEM) e Jorge Picciani (PMDB), empatados em terceiro lugar na disputa liderada por Lindberg (PT) e Crivella pelas duas vagas ao Senado. Só não acredito que sejam eles os autores porque a baixaria é muito burra, semelhante às dos tucanos contra Dilma. A mensagem só sensibiliza quem já não vota em Crivella de forma alguma. O eleitorado de Crivella é perfil povão e fiel (sem trocadilho), e dizer que Edir Macedo apoia Crivella só faz reforçar essa fidelidade. Em vez de gastar dinheiro com estruturas americanas para baixaria inútil, os adversários têm que ir pra rua e falar direto com o povo. Aliás, os programas eleitorais dos quatro principais candidatos são muito bons (o do Picciani é o melhor), não precisam dessa burrice