segunda-feira, 15 de março de 2010

Pesquisa Mapear: as diferenças entre “Dilma” e “Dilma, a candidata de Lula”


(Clicar nos gráficos para ampliar)

Essa pesquisa do Instituto Mapear divulgada hoje tem o mérito de buscar identificar as diferenças entre a candidatura de "Dilma” e a candidatura de "Dilma, a candidata de Lula”, tentando captar tendências. Isso é extremamente importante, porque todos nós sabemos que Lula é o eleitor que fará toda a diferença – e 34% dos eleitores ainda não sabem que Dilma é apoiada por ele. Esse desconhecimento ocorre principalmente entre as mulheres (40%), os mais jovens (41%), nos estudantes do ensino fundamental (40%), no Nordeste (43%) e no Interior (37%).
Quando Dilma é identificada como “candidata do Lula”, ela pula de 22% para 35% e tem o perfil predominante do eleitorado alterado em 3 segmentos:
  • Escolaridade – passa de “superior” para “fundamental”;
  • Região – passa de “Norte/Centro Oeste” para “Nordeste”;
  • Região do Estado – passa de “Periferia” para “Capital”.
A pesquisa do Instituto Mapear teve o seu campo realizado entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, 2.015 entrevistas, erro máximo de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos.