terça-feira, 9 de março de 2010

Eleições 2010, RJ: Dilma (Presidência), Cabral (Governo), Crivella, Cesar Maia e Benedita (Senado) lideram

As pesquisas (das antigas às recentíssimas) de intenção de voto no Rio de Janeiro são bem claras.
Quando se trata da candidatura à Presidência, a candidata de Lula dispara na frente, chegando a ter o dobro das intenções de voto de Serra. Em outras palavras, Dilma é pule de 10, desde que esteja associada a Lula.
Quando se trata da candidatura ao Governo, a grande dúvida é se Sérgio Cabral ganha no primeiro ou no segundo turno.
Quando se trata da candidatura ao Senado (com duas vagas), Crivella, Cesar Maia e Benedita destacam-se na liderança, mas há alguns complicadores:
  • Crivella, além de enfrentar forte rejeição junto à classe média, está sem aliança com candidaturas ao Governo e sem tempo no Horário Eleitoral Gratuito.
  • Cesar Maia está bem, principalmente porque se trata do único candidato da oposição, ou seja, navega em águas tranquilas. Mas isso é até agora, porque quando a campanha começar terá que enfrentar a oposição de Lula e Sérgio Cabral.
  • Benedita surpreende a todos, porque desde 2002 não participa de nenhuma campanha. O problema aqui é Lindberg, prefeito petista de Nova Iguaçu, que agora quer porque quer candidatar-se ao Senado, apesar de estar bem atrás. Vai haver prévias internas do PT para decidir qual dos dois será o candidato, talvez com vantagem para Benedita. Acontece que, se for derrotado, Lindberg tenderá a fazer corpo mole, porque anda bem obcecado com a candidatura. E no caso de Benedita derrotada - ela fazendo ou não fazendo corpo mole - dificilmente Lindberg terá condições de alcançar Crivella e Cesar Maia.
Assim, apesar das candidaturas à Presidência e ao Governo no Rio de Janeiro estarem praticamente definidas, as duas vagas ao Senado estão incertas graças à disputa interna do PT.