quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Desespero global


Não quero nem entrar no mérito dessa história da Folha sobre as fibras óticas e o Zé Dirceu. O Azenha já fez isso muito bem. O que me impressiona (é verdade, sou ingênuo, ainda fico impressionado...) é ver manchetes como essas do Globo de hoje tentando tirar proveito de uma história mal contada.
Na capa, “Governo corre para esvaziar denúncia de lobby de Dirceu” e, dentro, “Operação abafa no governo”. Na primeira página, ainda lemos “O governo agiu rápido diante das denúncias...” e nas páginas internas “... o governo evitou politizar o tema e acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para rebater juridicamente a suspeita ...”. Perguntamos: o governo tinha que correr, agir rápido? (Sim, claro que tinha.) O governo fez certo ao evitar politizar o tema? (Sem dúvida alguma.) O governo foi correto ao acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para rebater juridicamente a suspeita? (Corretíssimo.) Então, por que esses truques jornalísticos com “esvaziar denúncias” ou “operação abafa”?
É uma pobreza jornalística tão imensa que até me pergunto por que perco tempo e espaço no meu Blog com isso. Só há uma justificativa para essa bobagem global: o desespero causado pela aproximação de mais uma derrota tucana está cada vez mais incontrolável. Ou seja, esse tipo de jornalismo tende a proliferar.