sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cesar Maia dá lição de marketing ao marqueteiro tucano

No seu Ex-Blog de hoje, Cesar Maia pega um trecho da entrevista de Luiz González para mostrar que ele está desatualizado em marketing eleitoral. Detém-se particularmente na questão da internet e seu alto poder de "comunicação virótica" (fluxos tardeanos). Aqui o trecho do Ex-Blog:
3. Na polêmica entrevista de González, marqueteiro do PSDB-SP, a resposta final sobre o uso de internet em campanha mostra que ele ainda não entendeu que não se trata de uma televisão pequenina. Ele compara a eficácia da TV com a da Internet pelo alcance de cada uma, medindo em milhões de TVs e de PCs disponíveis.
4. De uma forma simplificada: a TV é um processo vertical, como a chuva, que cai sobre as pessoas desabrigadas, e pode ter diversas intensidades e tempos. Nos últimos anos, aqui e no EUA, sua intensidade e impacto sobre as emoções se tornou decrescente. A Internet é um processo virótico que se multiplica, ou não, na base e horizontalmente. Vírus que pode ser de baixíssima contaminação e pouco permanecer no próprio contaminador. Ou multiplicar-se como a gripe suína, com um enorme acelerador de partida e de impacto.
5. Ambas, pelo efeito multiplicador, podem ir além de suas audiências, mas quando isso ocorre na Internet o multiplicador é ativo e na TV é passivo. A Internet não é Imprensa, pois seus emissores são ilimitados e sua diversidade e participação no "jogo" independem da audiência.