segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As semelhanças de classe na internet

Muito interessante essa pesquisa (“Encontro de geração”) feita pelo Instituto Informa e publicada na revista dominical do Globo. Foram 500 entrevistas com jovens entre 16 e 18 anos, de ambos os sexos, nas 27 capitais brasileiras, além de 32 entrevistas de profundidade (qualitativa) no Rio, São Paulo, Fortaleza e Curitiba, confrontando os hábitos na internet de jovens da Classe A com os da Classe C. Vejam como se aproximam em muita coisa: os sites mais visitados (por ambas as classes, em todo o Brasil, são Orkut, Google e YouTube), conexão banda larga (A 87%, C 83%), visitas ao Orkut (A e C com 63%), mensagens pelo MSN (A e C com 76%), download de músicas com frequência (A 44%, C 40%). Mesmo onde há maiores diferenças, não são abissais e são bastante compreensíveis por questões objetivas (trabalho, por exemplo): acesso diário (A 72%, C 60%), acesso de casa (A 86%, C 67%). Não deixe de ler. Assinantes, cliquem aqui.