sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Carta de não-Natal

Desculpem, o clima é de festa. Mas essaa carta enviada ao Globo Online me emocionou. Diz a reportagem: "A família Ronca Cavalcanti se prepara para o primeiro Natal sem o filho caçula, Hugo, morto no Alto Leblon. A mãe do menino, Sandra, enviou uma carta ao Globo Online em que desabafa, emocionada:
A bala que atingiu meu filho veio de cima. “Gostaria que houvesse menos armas, menos disparos, isso inclui os irresponsáveis disparos para cima. Gostaria que nossas crianças pudessem ser simplesmente crianças”. — Não vamos desmarcar nada. A família ficará toda junta e sabemos que o Hugo estará conosco. Este ano, só não poderemos abraçá-lo — disse ela. Sandra relata que, mesmo nos dias de maior agonia, acreditou no milagre da recuperação do filho até o último momento. “Os médicos me olhavam assustados, como quem pergunta: Mas a senhora entendeu mesmo o que está se passando? Entendi, sim, mas o que eu poderia fazer? Me desesperar? Isto estaria ajudando de alguma forma? Até o último momento, enquanto me era permitido, eu tinha que acreditar num milagre”, conta. A mãe de Hugo diz ainda que a agonia no Hospital Miguel Couto, da rede pública do município, onde o filho ficou internado, a fez refletir. “Vi, na realidade de um hospital público que acredito ser um dos que se encontram em melhor estado, pais sem dinheiro da passagem para visitar seus filhos, diversas talas improvisadas com papelão, pessoas caminhando segurando seu próprio soro, empurrando as macas de seus amigos, banheiros sem papel higiênico, papel toalha ou mesmo tranca”, descreve, para ressalvar que este não era o cenário do CTI infantil, “graças a Deus, bem aparelhado”. “Eu me perguntava o que leva pessoas que estão em cargos públicos com altos salários a desviar dinheiro da saúde, da educação ou do que quer que seja e tirar o mínimo de dignidade à qual estas pessoas têm direito”, escreveu Sandra. Ela acrescenta: “A pergunta que ecoa é: Pra quê? O que pensam os corruptos, como raciocinam ou mesmo se chegam a fazê-lo. Uma semana num hospital público em piores condições faria bem a eles, seria uma verdadeira lição de vida. Espero que alguns estejam lendo esta carta. A bala que atingiu meu filho veio de cima e é de cima que a sociedade gostaria de ver os melhores exemplos”. Sandra aproveita para agradecer a solidariedade e a corrente de orações pelo filho caçula: “É muito estranho, você de repente é ator de um filme, do qual não sabe o enredo, que é passado no momento exato em que está acontecendo”.