quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Teoria da Conspiração Aérea

Ontem, conversando com um amigo, importante analista político, cheguei a ouvir a sua tese de que o acidente da Gol teria sido provocado para desviar a atenção do dossiê Serra. É um absurdo, claro, inimaginável em um pessoa como ele, que tem uma atividade bem racional. Claro, também, que ele é anti-Lula. Mas o que vejo por trás de afirmações como essa é a dificuldade que todos temos para encontrar uma explicação lógica para tudo que acontece nos céus brasileiros desde que houve o acidente Gol-Legacy. E os nervos estão à flor da pele entre todos os atores direta ou indiretamente envolvidos no caos que tomou conta do cenário aéreo. Militares aquartelaram controladores de vôo e prostestaram contra autoridades civil. Controladores choram e fazem greve branca. O Ministro da Defesa, único que ainda procura um gancho de puxar nuvens para garantir céu de brigadeiro, irrita-se contra americanos e a imprensa. O representante do sindicato de controladores de vôo declara veementemente que seus associados não fizeram sabotagem - embora ninguém tenha afirmado isso. Tarso Genro constata que as empresas aéreas não estão preparadas para atender adequadamente os passageiros atônitos, e o representante do setor, em vez de reconhecer o óbvio, prefere atacar o governo. Avó desespera-se em busca de neta de 10 anos que viajava sob responsabilidade de companhia aérea e que ficou horas desaparecida. E os passageiros, que já invadiram pistas e guichês, estão cada vez mais perdidos em aeroportos, sem saber mais o que fazer. Pior de tudo: parlamentares decidiram agora "resolver" a situação, criando comissões especiais para isso, precedidas por discursos que deixam qualquer um arrepiado. O "gabinete da crise" do Governo Federal, que já deveria ter sido criado há muito tempo, terá que ter como primeiras tarefas acabar com a crise da informação e aumentar o a produção de lexotan - antes que vá tudo pelos ares...