quarta-feira, 1 de novembro de 2006

"Fernando Henrique é lacerdista", xinga Lembo

Não existe xingamento maior para alguém que tenha alguma pretensão progressista do que ser chamado de lacerdista. Carlos Lacerda, opositor ferrenho de Getúlio, Governador do antigo Estado da Guanabara, virou o símbolo do que há de mais conservador, udenista, direitista, até fascista, para muitos. Notabilizou-se como grande orador, político hábil, implacável contra os adversários e grande administrador. É uma das principais referências de Cesar Maia, Prefeito do Rio e um dos presidenciáveis 2010 do PFL. Pois foi exatamente como lacerdista que Claudio Lembo, o polémico pefelista e Governador de São Paulo, referiu-se a Fernando Henrique, o consagrado sociólogo de esquerda, ex-Presidente da República e atual fala qualquer coisa dos tucanos. “(...) foi ele quem lembrou a imagem de Carlos Lacerda. E só lembra a imagem de Carlos Lacerda quem tem na alma um espírito udenista”, disse Lembo, que fala isso e muito mais em sua interessantíssima e divertida entrevista dada a Paulo Henrique Amorim e reproduzida no Conversa Afiada. Trechos:
“O PSDB tem tudo de UDN e está aí o problema”
"Geraldo Alckmin, que disputou a presidência pelo PSDB também tem traços udenistas".
"Eu acho que o PFL nem seria a UDN. Eu diria que o PFL é hoje um partido conservador sem a coragem de ser. Tem que deixar claro que é conservador. Eu digo firmemente: é preciso ter um partido conservador no Brasil. E o PSDB é uma UDN, isso é inevitável. Depois de oito meses aqui dentro como governador e quatro anos como vice eu tive um contato direto, e tem tudo de UDN o PSDB e está aí o grande problema".
"Eu não sei o que o PFL vai fazer porque acho que o PFL está num momento muito difícil depois dos resultados amargos ele se reúne e baixa uma nota de oposição etc. Acho que o PFL tem que parar os seus líderes nacionais, devem voltar para seus Estados, descansar, e voltar a falar só lá para dezembro, quando tiver o horário de verão, porque aí eles perderam uma hora. Porque, agora, é bobagem falar. Agora, depois dessa vitória notável do presidente Lula, falar que não atravessa a rua é bobo, é uma coisa ingênua. Vamos atravessar a rua sim e se o presidente Lula vier a São Paulo vou recebê-lo porque é o presidente, foi eleito pelos brasileiros e nós temos que respeitá-lo".