quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Por que o PSOL vota em Lula

Chico de Oliveira, sociólogo, 72 anos, fundador do PSOL, é um pensador respeitado. Saiu do PT e tornou-se um dos seus críticos mais ferrenhos. Ao contrário de Heloísa Helena, ele é contra o voto nulo e diz por que é importante votar em Lula no 2º turno. Leia a didática entrevista que ele deu a Flavio Aguiar e Gilberto Maringoni, da Agência Carta Maior, clicando aqui. Trechos:
A diferença maior entre as orientações de Lula e de Alckmin, em termos amplos, é que o segundo promoveria uma privatização acelerada do que resta de ativos em mãos do estado.
Ambos – PT e PSDB – têm projetos capitalistas, mas diferentes em sua forma.
Acho que a reeleição é uma nova eleição. Os espaços que tínhamos em 2002, de outra forma, voltam a se apresentar, como a questão das privatizações. Esse era um tema proibido durante o governo Lula e ainda mais na era de FHC. Os que dissentiram foram marginalizados. Por que esse tema volta agora a ser central? Por que se abre uma nova disputa. Por isso, eu considero a possibilidade de se votar em Lula. Várias forças que atuaram dentro do PT voltam a ter chance de disputar esse governo.
Votei no primeiro turno em Heloísa Helena. Mas logo ela começou a desandar. Ela perdeu o voto de minha mulher quando, numa entrevista para a Globo disse, sobre o tema do PCC, que multiplicaria por dez o número de prisões. Minha mulher virou-se para mim e disse: “Aqui acabou meu apoio”.